Tendências de cores para ambientes internos
top of page
Buscar
  • Foto do escritorHoused Wallpapers

Tendências de cores para ambientes internos

A arquitetura reflete o estilo de vida contemporâneo e os anseios da modernidade. Por isso, as principais tendências de cores para ambientes internos se inspiram na natureza, transmitindo alegria e tranquilidade à decoração de casas e apartamentos. As diferentes tonalidades desempenham uma função importante ao nosso humor, transformando as residências em locais extremamente aconchegantes e cheios de personalidade. Para inspirar seu próximo projeto decorativo, reunimos os tons que harmonizam perfeitamente com diversos estilos. Acompanhe este post e confira!


Tendência de cores para ambientes internos
Tendência de cores para ambientes internos

Almost mauve

Essa tonalidade é considerada o tom pastel mais claro, lembrando as pétalas usadas por Versace e Zuhair Murad nos desfiles de alta costura. Basicamente, é um tom de rosa dissolvido com a cor branca, promovendo um toque suave e leve ao ambiente no qual é aplicado, combinando com vários projetos de decoração.


Ao estilo romântico, é possível criar pontos focais, utilizando almost mauve nos móveis e nas cortinas, por exemplo. Já em um ambiente clean, é possível dar um ar mais iluminado ao espaço: use papel de parede em uma parte e aplique a cor nas paredes restantes.



Ultra violet

A cor violeta carrega uma atmosfera mística por conta da sua conexão com atividades holísticas. Devido à mistura entre o azul relaxante e o vermelho que impulsiona, a cor é capaz de reduzir a ansiedade e estimular a tranquilidade. Por isso, é uma ótima ideia aplicá-la em determinados espaços da casa com a finalidade de criar um visual agradável.


Apontada com a cor do ano pela Pantone, a sutileza do ultra violet oferece um ambiente relaxante, deixando os convidados muito à vontade. Na sala, a tonalidade harmoniza de maneira excelente quando usada em elementos decorativos, como tapetes e almofadas. Contudo, aplicada às peças principais, também cria um ótimo visual, como sofás ou mesas de centro.


Para a cozinha, esse tom de roxo combina com ladrilhos na parede e com alguns pontos dos móveis. Já nos quartos, a tonalidade pode vir em uma das paredes ou nos itens de decoração, como nas cabeceiras, jogos de cama, edredons e cadeiras de estudo. Explorar o ultra violet no seu projeto de decoração estabelece uma ótima conexão com boas energias.



Chili oil

A cor lembra o tempero mexicano, por essa razão, tem o nome de chili oil. Como a tonalidade é um vinho mais forte, a sugestão é apostar nos detalhes, como roupas de cama ou almofadas para compor o sofá.


Isso não impede que a cor seja utilizada em uma das paredes de ambientes sociais. No entanto, para estabelecer um clima elegante e sofisticado, considere que esses espaços devem ser amplos e com um ótimo projeto de iluminação, tanto natural como artificial.



Azul bebê

O azul transmite tranquilidade e serenidade. Ainda que seja vinculada ao quarto do bebê, a tonalidade pode ser inserida em diversos estilos de projetos decorativos, sejam eles modernos, sejam eles clássicos, sejam eles tradicionais.


Por exemplo, a combinação entre azul e branco é clássica e muito sofisticada, remetendo ao tema náutico. Já o cinza e o azul são perfeitos para compor espaços elegantes, essencialmente se o cinza estiver nas paredes, e o azul, nas cortinas e almofadas.



Laranja damasco

A tonalidade é uma evolução do millennial pink com um toque de laranja em sua composição. Essa mudança deixou a cor mais energética, funcionando muito bem quando mesclada com marrom, branco e preto em um projeto rústico. No entanto, também fica ótima combinada com tons de rosa para ambientes românticos.


Utilizar a tonalidade do laranja damasco na decoração levanta o astral, motiva a criatividade e desenvolve uma atmosfera muito amigável, tornando-se uma ótima opção para salas de estar, quartos e home office.



Castanho fechado

As nuances amadeiradas oferecem um charme elegante à decoração. Aplicar o castanho fechado na decoração transforma o cômodo em um espaço relaxante e convidativo, combinando com quase todos os elementos do ambiente.


Juntamente aos móveis de madeira, essa tonalidade traz um ar tradicional ao projeto. Agora, para estabelecer um estilo rústico, a recomendação é misturá-la com tons terrosos, harmonizando muito bem em salas e quartos. Na cozinha, o tom pode vir acompanhado de cinza, por exemplo.



Preto metálico

Ambientes predominantemente negros nunca estiveram tão em voga. É viável afirmar que o preto é uma cor muito impactante e versátil entre todas as cores e vale arriscar aplicá-la em seu projeto, resultando em uma decoração imponente e moderna.


Para deixar o ambiente menos monótono, trazer o brilho metálico às superfícies, mesclado com elementos foscos, elabora um conjunto de percepção incrível! Por conta da versatilidade, é possível utilizar o preto em estilos variados, como clássicos, contemporâneos e rústicos.


Porém, é interessante acrescentar que essa tonalidade deve ser usada com determinada cautela em alguns espaços para não diminuir o ambiente. Isto é, deve-se levar em consideração um ótimo projeto de iluminação, dado que o preto absorve mais luz em comparação com outras cores.



Amarelo dourado

Uma opção luminosa, o amarelo puxado para o dourado traz uma atmosfera vintage e, ao mesmo tempo, muita energia ao cômodo. Apostar nessa tonalidade em pontos estratégicos adiciona personalidade ao ambiente.


O amarelo dourado costuma realçar outras cores, principalmente em contraste com cores mais escuras. Uma combinação perfeita se dá com pisos de cimento queimado, criando um estilo industrial sensacional aos cômodos sociais, como salas e cozinhas.



Rosa acinzentado

Por ser um tom pastel, a tonalidade pode ser utilizada de variadas formas sem deixar o ambiente pesado ou cansativo. Essa cor se adapta perfeitamente ao estilo escandinavo e minimalista, podendo ser aplicada em detalhes, como almofadas e vasos ou assumindo o protagonismo do ambiente com paredes inteiras pintadas em rosa acinzentado.


Por sua delicadeza e suavidade, harmoniza muito bem com cinza, tons terrosos ou mesmo móveis fabricados em fibras naturais, por exemplo. A tonalidade é mais indicada aos quartos e salas de estar.


Aproveite as tendências de cores em seus projetos residenciais para renovar o ambiente, além de deixar a casa com um aspecto mais atual. Você curtiu esses exemplos de cores para ambientes internos? Aproveite a visita ao nosso blog e leia outros conteúdos.

bottom of page