Quando um cliente pensa em uma reforma, muitas vezes não considera a proporção que uma obra pode tomar, não é mesmo? Às vezes, soluções práticas e lindíssimas, como a aplicação de papel ou adesivo de parede, pode renovar tanto o ambiente como uma nova pintura.
Além de deixar o projeto elegante, a instalação não causa transtornos durante a execução. Contudo, uma dúvida frequente é quando utilizar cada um dos materiais. Para entender as principais diferenças, confira nosso artigo e escolha o estilo que mais combina com os moradores!
1. Papel de parede
Investir na aplicação de papel de parede é uma alternativa incrível para o projeto de decoração. Como o revestimento tem ganhado mais força no Brasil, as opções de cores, estampas e texturas são imensas. Por isso, conheça as vantagens desse recurso prático:
Mais personalidade na decoração
Mudar a atmosfera de um cômodo da casa fica mais simples quando se decide utilizar papel de parede. Seja para criar um clima sóbrio, descontraído, básico ou divertido, as estampas revolucionam o ambiente!
Facilidade na limpeza e conservação
A resistência do papel de parede é outro ponto a ser destacado. No dia a dia, é possível conservar a limpeza com um espanador ou aspirador de pó. Se sentir necessidade de uma higienização mais profunda, misturar algumas gotas de detergente neutro em um balde com água e aplicar na parede de cima para baixo com um pano macio é o suficiente. Lembre-se de finalizar com um pano seco para retirar o excesso de umidade.
Aplicação
Como a sua fixação é delicada, exige que o serviço seja realizado por um profissional especializado. Afinal, necessita de cola especial, recortes e experiência para criar o alinhamento perfeito entre as faixas de maneira uniforme, mantendo o padrão do desenho escolhido.
É importante ressaltar a importância de medir toda a área a qual receberá a aplicação de papel de parede. Para não haver possíveis variações de cor entre os rolos, ter a medida em mãos ajuda a adquirir a quantidade necessária de papel em um único pedido.
Excelente custo-benefício
Embora a aplicação considere um investimento financeiro maior e necessite de mão de obra qualificada, com boa manutenção, sua durabilidade pode chegar a mais de 15 anos. Sem falar no acabamento de luxo e até mesmo acústico que o papel de parede oferece ao ambiente.
2. Adesivo de parede
A vantagem do adesivo de parede é a infinidade de possibilidades na aplicação, garantindo diferentes visuais. Se a intenção é inserir um detalhe na decoração de paredes utilizando um material de menor qualidade e mais econômico e que não dure muito tempo, esse elemento é o indicado.
Versatilidade
O adesivo de parede pode ser ajustado em qualquer ambiente e conta com uma variedade de modelos e tamanhos. Essa flexibilidade colabora com diversos estilos de decoração, tanto projetos residenciais modernos como clássicos.
Fácil aplicação
Como o nome já diz, seu verso é autoadesivo. Mesmo assim, os produtos de qualidade vêm com espátula e manual com instruções passo a passo sobre como desenvolver a aplicação. Sua secagem tem duração de até 30 minutos.
Apesar de parecer uma tarefa simples, exige atenção para não correr o risco de formar bolhas de ar ou fixar a imagem desalinhada, pois, ao desgrudá-lo da superfície, é possível que rasgue ou perca a cola.
Comments