Especificação X Reputação: importância de analisar a qualidade dos produtos
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Especificação X Reputação: importância de analisar a qualidade dos produtos

Para atender às expectativas dos clientes em cada projeto desenvolvido é preciso muito cuidado antes de indicar determinado produto, pensando na relação especificação x reputação.

Um arquiteto é diretamente responsável pelo o que constrói, pois há um envolvimento direto com a construção, logo, também afeta na vida das pessoas. Uma responsabilidade tão grande só pode ser tratada quando se tem a experiência para fazê-lo e exige confiança. Os arquitetos devem seguir códigos de construção, regulamentos, leis de zoneamento e decretos municipais ao criar seus planos. Para edifícios públicos, precisam estar cientes das leis de acesso para deficientes. Para tanto, é necessário manter-se atualizado quanto às mudanças nas políticas, zoneamento e regulamentos. Ainda, os arquitetos devem estar atualizados sobre os produtos de eficiência energética mais recentes, os estilos de construção e pesquisar a área em que estão construindo para garantir que o projeto corresponda às estruturas de construção atuais, por isso, a participação em seminários, workshops e conferências é essencial.


Importância da especificação
A importância de analisar a qualidade dos produtos especificados

1- Responsabilidades do profissional arquiteto

Os arquitetos permanecem envolvidos durante todo o processo de construção, adaptando seus planos de acordo com as restrições orçamentárias, fatores ambientais ou necessidades do cliente.

Como tal, eles operam com uma equipe geral de projeto, trabalhando de perto com uma gama de profissionais de construção, desde topógrafos a engenheiros de construção civil.



Análise das necessidades

O arquiteto conversa com o cliente sobre suas expectativas, requisitos e orçamento, assim, essas informações formam o resumo do projeto.


Ainda, analisa o resumo e as condições do canteiro de obras e determina a melhor localização e orientação. O arquiteto desenvolve ideias através de planos, esboços e modelos, que são reunidos em desenhos de design conceitual.



Busca do conforto/bem-estar

Todo projeto é único, ou seja, mesmo que um produto seja ótimo, ele não é perfeito para todos. Os arquitetos devem buscar soluções para o conforto e bem-estar de seus clientes.


Esse tipo de estratégia o posicionará como um especialista do setor. Ainda, fará com que ele realize tudo o que esperava com o marketing tradicional, provando seu valor e construindo sua reputação.


Fiscalização da execução do projeto

À medida que a construção avança, os arquitetos devem visitar os locais de construção para garantir que os contratados sigam o projeto, cumpram o cronograma, usem os materiais especificados e atendam aos padrões de qualidade do trabalho.


O trabalho não está completo até que toda a construção esteja concluída, os testes necessários sejam realizados e os custos de construção estejam pagos.



2- Cuidado na hora da indicação de um produto

O arquiteto deve tomar muito cuidado na hora de indicar um produto de baixa qualidade, pois é o seu nome e a sua reputação como profissional que está em jogo, por isso, é tão fundamental avaliar muito bem cada item.


Há ainda questões sobre quaisquer problemas legais ou de seguros em relação aos produtos não conformes usados em seus projetos. Eles devem estar cientes de quaisquer regras específicas que se apliquem ao projeto em que estão trabalhando.


Os arquitetos são responsáveis pelo uso de produtos no local e podem ser responsabilizados quando estes não são compatíveis. Além da sua reputação, legalmente, enfrentam riscos quando não têm certeza de que os itens cumprem com todos os padrões de qualidade aplicáveis.


Um outro desafio é a substituição do produto, que pode ocorrer quando os itens especificados nos projetos são mais caros em comparação com alternativas ou não estão disponíveis.


Para tanto, os arquitetos devem insistir que cláusulas sejam incluídas nos contratos de construção, que exijam que o construtor demonstre que qualquer substituição é igual ou superior aos produtos especificados originalmente.


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