Um ambiente pequeno como uma casa ou um apartamento podem parecer visualmente maiores com um toque de decoração adequada. O uso de espelhos ou a escolha de um design minimalista são apenas alguns recursos que podem garantir bons projetos residenciais. É possível que espaços menores sejam bem aproveitados de maneira criativa e harmoniosa, propiciando um ambiente acolhedor e a sensação de estar em um ambiente um pouco maior. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ampliar ambientes pequenos e proporcionar um espaço diferenciado para seu cliente. Continue a leitura e confira sugestões práticas e valiosas.
1. Invista na iluminação
A iluminação é um fator que possibilita uma percepção maior de conforto e amplitude. Se a estrutura do imóvel não permite a entrada de luz natural, um projeto de iluminação pode ser muito útil nesse caso.
Uma opção é utilizar luzes amarelas nas salas e quartos para refletir as cores reais do local e criar uma impressão de conforto visual. A luz branca, por sua vez, inspira estado de atenção, sendo uma alternativa para home office e cômodos “molhados” como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.
Além disso, prefira adereços que ocupem menos espaço como lustres pendentes ao invés de volumosos. Designs mais finos e menores produzem um ambiente mais leve e sofisticado.
2. Aposte em mobílias multifuncionais
As mobílias funcionais são uma forma eficiente de racionalizar o uso do espaço. Aparadores de sofá podem virar mesas de trabalho, puffs se transformam em mesas de centro e até mesmo um banco pode ser utilizado como um baú.
Outra sugestão interessante é utilizar prateleiras como separadores de ambientes. Uma prateleira vazada, por exemplo, pode oferecer um charme a mais entre a cozinha e a área de serviço.
Essas alternativas versáteis e diferenciadas além de serem funcionais, agregam muito valor ao projeto de decoração.
3. Use e abuse dos espelhos
O espelho é o elemento coringa em qualquer projeto de decoração de imóveis pequenos e produz uma percepção de continuidade e amplitude.
Procure instalar os espelhos em paredes opostas às janelas para que o reflexo da luz possa criar a impressão de que o espaço é mais extenso do que parece. Lembre-se também que os espelhos de cristal ajudam a clarear ainda mais o local.
4. Use papel de parede
Na decoração de ambientes menores, o papel de parede pode ser muito útil para ampliar o ambiente.
Uma nova tendência é o papel de parede tradicional digital que possui uma tecnologia de impressão digital, além de oferecer uma variedade de cores, estampas e estilos personalizados ao cliente.
Cores mais claras como branco, off-white, bege e tons pastéis de verde, azul e rosa são excelentes para refletir a luminosidade e dar a impressão de um ambiente maior. Evite tonalidades escuras com estampas grandes que fazem com que o local pareça menor.
Uma outra opção para casas com o pé direito baixo é optar por papéis de parede com linhas verticais que também contribuem para alongar o espaço.
5. Crie cozinhas integradas
Uma outra sugestão para valorizar o espaço é incluir a cozinha ao ambiente social. Quanto menos paredes no local, maior é dimensão do espaço.
Apartamentos e casas pequenas com cozinha integrada têm a vantagem de aproveitar a luz natural vinda das janelas que é distribuída uniformemente para os outros cômodos.
Outra vantagem de cozinhas integradas é que permite uma maior interação entre as pessoas, propiciando boas conversas em um clima mais aconchegante.
Com destacamos no artigo, uma iluminação adequada,o uso de espelhos, a escolha certeira de mobílias versáteis, papéis de parede e cozinhas integradas são algumas dicas para ampliar um ambiente pequeno com sucesso.
Gostou das nossas dicas?! Que tal ver algumas opções para compor o seu ambiente? Visite a nossa loja online
Comments